domingo, 17 de maio de 2009

Técnica Operatória de Classe 3

Atualmente a procura por tratamentos estéticos nas mais variadas áreas da saúde é uma prática comum na Odontologia, pois o culto ao corpo assumiu papel primordial nos padrões sociais modernos. Cada vez mais nos deparamos com pessoas buscando um sorriso mais agradável e mais bonito dentro dos padrões impostos hoje.

Baseado no senso comum estético da sociedade atual, este sorriso, do ponto de vista da odontologia restauradora, envolve diversas variáveis, entre as quais podemos citar dentes corretamente posicionados nos arcos; contorno dos zênites gengivais seguindo o padrão de normalidade; e principalmente, dentes brancos. Entre estes, a cor é o fator de maior impacto e a queixa mais freqüente quando se trata de desarmonia estética. Devemos entender que isso não é apenas vaidade e sim uma necessidade na vida social, econômica e sentimental das pessoas, pois um belo sorriso pode abrir muitas oportunidades de trabalho e relacionamento.

Na busca para suprir essa necessidade, os fabricantes de materiais odontológicos vêm, nas últimas décadas, investindo intensamente em pesquisas nesta área. A evolução e variedade dos procedimentos que levam a um sorriso não somente estético, mas que restaure a forma e função, também estão em constante desenvolvimento.

As opções vão desde um tratamento não invasivo, como o clareamento dental (RODRIGUES JÚNIOR et al.,9 2002), até a realização de restaurações diretas e indiretas, que implicam em maior desgaste de estrutura dental (BEDRAN DE CASTRO et al.2 ,2002). O importante é saber diagnosticar e planejar bem cada caso individualmente, de acordo com as possibilidades e expectativas do paciente, sabendo que muitas vezes soluções mais simples e até associação de técnicas podem ser bastante satisfatórias, sem apresentar alto custo.

O clareamento dental é uma técnica que utiliza substâncias como o peróxido de hidrogênio e o de carbamida em diferentes concentrações. De acordo com Baratieri et al.1 (2001), os peróxidos são utilizados para clarear dentes vitais e não-vitais há mais de cem anos. Para podermos indicar o clareamento dental é necessário primeiro conhecer a etiologia das alterações de cor para planejarmos o tratamento mais adequado caso a caso. Essas alterações podem ser extrínsecas (fumo, alimentos e/ou bebidas com corantes) ou intrínsecas (tetraciclina, idade).

Já a faceta direta é um procedimento clínico onde se executa pouco ou nenhum desgaste da face vestibular, geralmente dos dentes anteriores que apresentam alterações de cor e/ou forma Baratieri et al.1 (2001), que em seguida é restaurada com resina composta sendo, portanto, um tratamento conservador, de baixo custo, simples e rápido em relação à faceta indireta, pois não apresenta a etapa laboratorial.

Podem ser indicadas em dentes com grandes restaurações insatisfatórias, cáries extensas, dentes escurecidos em que o clareamento não apresentou resultado ou como no caso relatado por Worschech et al. 11 (2003) onde manchas de cor amarelo-amarronzada de dentes hipoplásicos tentaram ser removidas através da técnica de microabrasão, sem sucesso após 12 aplicações, pois as manchas eram muito profundas, sendo necessário o preparo para faceta parcial direta e restauração onde se associou uma resina composta microhíbrida para a dentina e uma microparticulada para a camada mais externa, proporcionando um melhor polimento. O posicionamento dental foi corrigido e a estética e função restabelecidas satisfatoriamente.

Os mesmos autores concluíram que em manchas profundas, a técnica da microabrasão pode não ser suficiente para alcançar resultados estéticos desejáveis, podendo ser então associados a procedimentos restauradores adesivos.

Além disso, a faceta direta é uma técnica reversível que poderá ser, posteriormente, transformada em faceta indireta de porcelana, uma vez que a resina composta pode manchar com o tempo e perder um pouco suas características iniciais. Isso dependerá do grau de escurecimento do dente, da expectativa estética do paciente, pois a porcelana apresenta melhores características (SOUZA et al.10, 2002), e da necessidade de envolver a borda incisal no preparo.

É importante ressaltar que todas estas técnicas podem ser indicadas isoladamente ou associadas como no caso de Neisse & Anhalt7 (2005) que associou o clareamento caseiro à restauração direta; ou o caso de Pfeifer et al. 8 (2004) que utilizou o clareamento dental caseiro em conjunto com resina composta pela técnica de três camadas e matriz de silicone, para correção do tamanho e forma dos dentes anteriores e fechamento de diastemas. Para recuperação estética foram empregadas resinas compostas híbridas que reproduzissem a transluscência e opalescência dos dentes. As alterações de forma e tamanho foram planejadas através de modelo de estudo, no qual se realizou o enceramento dos dentes e posterior confecção de uma matriz de silicone, que quando comparado às tiras de poliéster, ofereceu maior precisão e facilidade na reprodução anatômica da face palatina dos incisivos e caninos.
A partir do exposto, nos propomos a relatar casos clínicos estéticos onde foram associadas técnicas como clareamento caseiro e facetas diretas, clareamento caseiro e clareamento interno de dentes desvitalizados e facetas indiretas, para recuperar a harmonia estética do sorriso.

Com a evolução da odontologia adesiva, podemos utilizar cada vez mais, procedimentos conservadores, entre eles as facetas diretas em resina composta. Além disso, o clareamento dental também pode ser associado à técnica de faceta tanto direta como indireta.

Esta associação proporciona um tratamento rápido e de baixo custo, com um índice elevado de satisfação por parte do paciente, o que nos encoraja a indicá-lo.

Importante salientar que existem outras opções restauradoras para estes casos e a análise inicial é de grande importância para indicá-las da melhor maneira possível.

O resultado final demonstra que esta abordagem, além de clinicamente adequada, apresenta um grande potencial de estética, permitindo uma caracterização das peculiaridades anatômicas e ópticas dos dentes, promovendo a harmonia do sorriso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário