sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nervo Trigêmeo

No interior do crânio, observa-se uma dilatação da raiz sensitiva do nervo trigêmeo denominada gânglio trigeminal( ou gânglio semilunar), localizada na face anterior da parte petrosa do osso temporal. Anteriormente ao gânglio trigeminal, a raiz sensitiva se origina a partir de três divisões que penetram no crânio por diferentes aberturas.
A raiz motora do nervo trigêmeo destina-se aos músculos da mastigação. Ela deixa o crânio pelo forame oval do osso esfenóide e suas fibras se distribuem com os ramos da divisão mandibular.
Nervo frontal
O nervo frontal está situado na órbita e é formado pela união dos nervos supra-orbital, oriundo da fronte, e supratroclear, proveniente da raiz do nariz e região medial da pálpebra superior e fronte.
Nervo lacrimal
I nervo lacrimal transmite a sensibilidade da parte lateral da pálpebra superior, da conjuntiva e da glândula lacrimal.
Nervo nasociliar
Vários ramos aferentes convergem para formar o nervo nasociliar. Esses ramos incluem o nervo infratroclear oriundo da pele da parte medial das pálpebrase parte lateral do nariz, os nervos ciliares longos relacionados ao bulbo do olho e o nervo etmoidal anterior é formado pelo ramo nasal externo, que conduz impulsos sensitivos originados na pele da asa e do ápice do nariz e pelos ramos nasais internos, da parte anterior do septo e paredes laterais da cavidade nasal.
Nervo Maxilar (divisão maxilar do nervo trigêmeo)
Seus ramos conduzem impulsos sensitivos provenientes das seguintes estruturas: maxila, seios, maxilares, cavidade nasal, palato, parte nasal da faringe e parte da dura-máter.
Nervo Zigomático
O nervo zigomático é formado, na órbita, epla união dos ramos zigomaticofacial e zigomaticotemporal. Ele também conduz, para o nervo lacrimal, fibras parassimpáticas destinadas à glândula lacrimal.
O pequeno ramo zigomaticofacial conduz impulsos sensitivos originados na pele da face que recobre o osso zigomático (maça do rosto). Perfura o processo frontal do osso zigomático, penetra na órbita por sua parede lateral e se volta posteriormente para se unir ao ramo zigomaticotemporal.
O ramo zigomaticotemporal, responsável pela sensibilidade da pele da região temporal, perfura a face temporal do osso zigomático e percorre a parede lateral da órbita, indo se unir se unir ao ramo zigomaticofacial para formarem o nervo zigomáico.
Nervo infra-orbital
O nervo infra-orbital é formado por ramos cutâneos provenientes do lábio superior, da parte medial da bochecha, da pálpebra inferior e da região lateral do nariz externo. O IO penetra então no forame infra-orbital da maxila e se dirige posteriormente, junto aos vasos homônimos, pelo canal e sulco infra-orbitais, onde recebe os ramos alveolares superiores anteriores e médios.
O IO penetra na fossa pterigopalatina, através da fissura orbital inferior. Imediatamente após deixar o sulco infra-orbital, o OI recebe os ramos alveolares superiores posteriores, no interior da fossa pterigopalatina.
Ramo alveolar superior médio
Pelo Ramo alveolar superior médio transitam impulsos sensitivos oriundos dos premolares superiores e da raiz mésio-bucal do primeiro molar superior, bem como do periodonto e gengiva vestibular correspondentes.
O nervo alveolar superior médio se origina de ramos dentais da polpa e de ramos interdentais e inter-radiculares provenientes do periodonto.
Ramos alveolares superiores posteriores
Os ramos alveolares superiores posteriores se unem ao nervo infra-orbital na fossa pterigopalatina. O ASP conduz impulsos aferentes da maior parte dos dentes molares superiores e periodonto relacionados, da gengiva vestibular e do seio maxilar.
Nervos palatinos maior e menores
Os nervos palatinos provêm da região do palato e se unem ao nervo maxilar. O nervo palatino maior percorre entre o mucoperiósteo e o osso da região do palato duro, sendo o responsável pela sensibilidade da parte posterior do palato duro e gengiva lingual correspondente.
Posteriormente, o nervo penetra pelo forame palatino maior situado próximo ao segundo molar superior e percorre pelo canal pterigopalatino, junto com os vasos palatinos maiores.
Os nervos palatinos menores são provenientes do palato mole e da tonsila palatina.
Nervo nosopalatino
O nervo nasopalatino se origina na mucosa da região anterior do palato duro, situada entre os caninos e os incisivos centrais superiores. Os nervos nosopalatinos direito e esquerdo penetram na fossa incisiva, passam pelos respectivos forames incisivos e percorrem pelo septo nasal.
Nervo mandibular (divisão mandibular do nervo trigêmeo)
A divisão mandibular do nervo trigêmeo, o nervo mandibular, a maior das diversõ

Nenhum comentário:

Postar um comentário