quinta-feira, 21 de maio de 2009

Primeiro pré-molar inferior(34 ou 44)

o primeiro pré-molar inferior tem três exemplares vistos pelas faces vestibular, lingual e mesial.
Face vestibular: a face vestibular lembra a do canino, se bem que é menos alta. É bilateralmente simétrica, com a cúspide situada sobre o longo eixo do dente, o que equivale dizer que os segmentos mesial e distal da aresta longitudinal são de mesmo tamanho. Não raro, há assimetria e, então, o segmento mesial é um pouco menor e menos inclinado; conseqüentemente, o vértice da cúspide se desvia para a mesial.
As áreas de contato mesial e distal estão em um mesmo nível, entre os terços oclusal e médio. Ocasionalmente, a área de contato distal está em posição um pouco mais oclusal. A partir dessas áreas, as faces mesial e distal convergem com acentuada obliqüidade para o colo.
A face vestibular é lisa, convexa e inclinada para a lingual.
Face lingual: é bem menor que a vestibular devido à acentuada convergência das faces mesial e distal em direção línguo-cervical e às pequenas dimensões da cúspide lingual. Desse modo, pelo aspecto lingual do dente vê-se quase toda a face oclusal, e isto é ainda facilitado pelo fato de toda a coroa ser inclinada para a lingual. O único acidente anatômico da face lingual é um pequeno sulco proveniente da fosseta mesial da face oclusal, poucas vezes ausente. Ele separa a cúspide lingual da crista marginal mesial.
Faces de contato: observando-se o dente por mesial ou por distal, nota-se a forte convexidade da face vestibular, sua inclinação para a lingual e a saliência do terço cervical, que é a bossa vestibular. Com a inclinação lingual, o vértice da cúspide vestibular coincide com o longo eixo do dente. A face lingual não se inclina muito, sendo quase vertical.
A crista marginal mesial é mais cervical em posição do que a distal e também mais inclinada da vestibular para a lingual.
Face oclusal: o aspecto oclusal do dente é ovóide, com pólo maior na vestibular. As bordas mesial e distal convergem para a lingual.
A cúspide vestibular domina a face oclusal; seu vértice se encontra no centro dessa face.
As cúspides vestibular e lingual são quase sempre unidas por uma ponte de esmalte, que limita de cada lado uma fosseta. A fosseta distal é maior que a mesial e fica em uma posição mais lingual em relação à fosseta mesial, que é mais deslocada para a vestibular.
Algumas vezes, a ponte de esmalte é cruzada por um sulco central mésio-distal em forma de arco com concavidade vestibular. É o sulco principal, em cujas extremidades se encontram as fossetas mesial e distal.
Raiz: é achatada mésio-distalmente e, em secção transversal, é oval. Sulcos longitudinais pouco profundos e às vezes quase imperceptíveis marcam a superfície mesial da raiz. Entretanto, um entre quatro dentes apresenta um sulco mesial profundo, em forma de fenda, que não raro promove até bifurcação apical.
Vista por vestibular, a raiz encurva-se um pouco para a distal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário