sexta-feira, 1 de maio de 2009

Nervos Cranianos

Os nervos cranianos constituem um componente importante da parte periférica do sistema nervoso. Existem 12 pares de nervos cranianos, sendo que estão todos conectados à base do encéfalo e atravessam o crânio por fissuras e forames. Alguns dos nervos cranianos são aferentes ou eferentes e outros apresentam ambos os componentes, sendo considerados nervos mistos. Algarismos romanos e termos anatômicos são utilizados na denominação dos nervos cranianos.
Nervo Craniano I
O primeiro par de nervo craniano, ou nervo olfatório, conduz impulsos olfatórios originados na cavidade nasal, sendo portanto um nervo aferente.

Nervo Craniano II
O segundo par de nervo craniano, ou nervo óptico, é um nervo aferente e conduz impulsos de visão oriundos da retina. O nervo óptico penetra no crânio, através do canal óptico do osso esfenóide.

Nervo Craniano III
O terceiro par de nervo craniano, ou nervo oculomotor, é um nervo eferente para alguns dos músculos extrínsecos do olho. O nervo oculomotor situa-se na parede lateral do seio cavernoso e deixa o crânio através da fissura orbital superior do osso esfenóide, em seu trajeto rumo à órbita.

Nervo Craniano IV
O pequeno nervo troclear, ou quarto par de nervo craniano, é também um nervo eferente para um dos músculos extrínsecos do olho. Como o nervo oculomotor, o nervo troclear segue pela parede lateral do seio cavernoso e, em direção à órbita, deixa o crânio através da fissura orbital superior do osso esfenóide.


Nervo Craniano V
O quinto par de nervo craniano, o nervo trigêmeo, apresenta componentes eferentes para os músculos da mastigação e alguns outros músculos e componentes aferentes que conduzem impulsos originados nos dentes, língua e cavidade oral, bem como na pele da face e da fronte. O nervo trigêmeo possui duas raízes, sendo uma sensitiva e outra motora. A raiz sensitiva do nervo trigêmeo apresenta três ramos (ou divisões): oftálmico, maxilar e mandibular. O ramo oftálmico é o respons

Nenhum comentário:

Postar um comentário