quinta-feira, 21 de maio de 2009

Incisivo lateral inferior (32 ou 42)

é muito parecido com o incisivo central inferior, mas ligeiramente maior em todas as dimensões da coroa e da raíz. Até a borda incisal é um pouco mais larga.
Face vestibular: vista por vestibular, a coroa do incisivo lateral difere da do central por apresentar as bordas mesial e distal mais inclinadas ( mais convergentes), o que lhe dá um aspecto tendente a triangular. Além disso, a borda mesial é ligeiramente mais alta que a distal; o desgaste acentua essa diferença, provocando grande inclinação no sentido cervical, de mesial para distal.
O ângulo disto-incisal é mais arredondado e obtuso. Todos esses detalhes fazem com que a área de contato distal esteja um pouco mais deslocada para a cervical em relação à área de contato mesial.
Face lingual: por esta vista são observados os mesmos aspectos citados na vista vestibular.
Faces de contato: a diferença mais significativa entre ambos os incisivos inferiores é a projeção lingual do ângulo disto-incisal. A borda incisal não está em perfeita linha reta, isto é, não corta o diâmetro vestíbulo-lingual em ângulos retos. Ao contrário, ela é girada disto-lingualmente, de tal forma que o ângulo disto-incisal fique em posição mais lingual que o ângulo mésio-incisal. Este detalhe pode ser mais bem observado pela vista incisal do dente. O cíngulo também acompanha essa rotação, pois sua maior proeminência fica ligeiramente distal em relação ao longo eixo do dente. A rotação da borda incisal corresponde á curvatura do arco dental.
Raiz: comparando-se com a raiz do central, ela é mais longa, mais robusta, com sulcos mais profundos, principalmente o distal, e é geralmente desviada para a distal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário