quinta-feira, 21 de maio de 2009

Incisivo central inferior ( 31 ou 41 )

é o menor e mais simétrico dente da dentição permanente humana. Seus elementos anatômicos, como sulcos e cristas, são os menos evidentes.
Face vestibular: sua largura corresponde a dois terços da largura da mesma face do incisivo central superior. É convexa no terço cervical, mas torna-se plana nos terços médio e incisal.
As bordas mesial e distal encontram a borda incisal em ângulos quase retos, muito pouco ou nada arredondados. As áreas de contato estão no mesmo nível, muito próximas desses ângulos. O desgaste da borda incisal provoca a inclinação desta para a mesial, isto é, há maior desgaste próximo ao ângulo mésio-incisal, numa oclusão normal. As bordas mesial e distal convergem para o colo mas não muito acentuadamente; elas tendem ao paralelismo mais do que em qualquer outro incisivo.
Face lingual: a face lingual, levemente côncava, é menor que a vestibular em razão da convergência das faces de contato para a lingual e para a cervical. Isto lhe dá um contorno tendendo para triangular. O cíngulo é baixo e as cristas marginais são dificilmente perceptíveis. Isto faz com que a fossa lingual seja apenas uma leve depressão.
Faces de contato: as faces mesial e distal são triangulares, ou seja, relativamente espessas no terço cervical com perda de espessura à medida que as faces vestibular e lingual convergem para a borda incisal. Esta borda está deslocada para a lingual em relação ao longo eixo do dente. Os dois terços incisais da coroa aparecem, então, inclinados para o lado lingual em relação à raiz.
As faces mesial e distal são planas, ou quase planas, nos terços médio e cervical e convexa no terço incisal. Nelas,a linha cervical descreve uma curva bem fechada, que se estende incisalmente até um terço do comprimento da coroa e é mais fechada ainda no lado mesial.
Por esse ângulo de observação pode-se ver o contorno arredondado da borda incisal. Após o desgaste, identifica-se uma forma de bisel(semelhante a um cinzel) na borda incisal, que se estende pela face vestibular.
Raiz: a raiz é retilínea, sem inclinação para qualquer lado, e muito achatada mésio-distalmente. Isso a torna larga no sentido vestíbulo-lingual, com sulcos longitudinais evidentes, sendo o distal o mais profundo dos dois. Num corte transversal, a raiz mostra-se oval, com dimensão vestibular maior do que a lingual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário