quinta-feira, 21 de maio de 2009

Primeiro pré-molar superior(14 ou 24)

o primeiro pré-molar superior tem três exemplares vistos pelas faces vestibular, lingual e mesial.
Faces vestibular: esta face é semelhante à do canino superior, apesar de ser um quarto menor e ter seus sulcos e convexidades menos desenvolvidos. A única grande diferença no formato é o segmento mesial da aresta longitudinal da cúspide, mais longo que o segmento distal da mesma cúspide. No canino, dá-se o contrário. Aliás, em ambos os caninos e em todos os outros pré-molares dá-se o contrário.
Face lingual: tem o mesmo contorno da face vestibular, mas é mais lisa, convexa e menor que em todas as dimensões. Por ser menor, o contorno da face vestibular pode ser visualizado pelo aspecto lingual.
O segmento distal da aresta longitudinal da cúspide lingual é maior que o mesial. Desse modo, o vértice da cúspide acha-se deslocado para a mesial em relação ao ponto médio da coroa. Esta é uma característica diferencial forte do primeiro pré-molar superior.
Faces de contanto: as bordas vestibular e lingual das faces de contato são quase paralelas, mais ainda assim convergem para a oclusal. A borda lingual é mais convexa e inclinada; nela, a maior projeção lingual situa-se no terço médio. Na borda vestibular, a maior projeção fica entre os terços cervical e médio.
As cúspides, vistas pelas faces de contato, ficam com seus vértices projetados dentro do contorno das raízes, isto é, a distância de um vértice da cúspide ao outro é menor do que a maior distância vestíbulo-lingual da raiz. A cúspide vestibular, além de ser a mais volumosa, é cerca de 1mm mais alta.
A linha cervical, de ambos os lados, é em curva bem aberta. Ao seu nível, no lado mesial, há uma depressão característica; ela ocupa o terço cervical da coroa e invade parte da raiz. A face distal é toda convexa, não tendo depressão no terço cervical. Outra diferença marcante entre as faces mesial e distal é a presença constante do prolongamento do sulco principal da face oclusal, que cruza a crista marginal mesial. Sulco similar no lado distal é muito raro.
Face oclusal: tem forma pentagonal porque a borda vestibular é nitidamente dividida em mésio-vestibular e disto-vestibular.
Pela vista oclusal tem-se uma melhor idéia da forma, tamanho e posição das cúspides.
Por ser a fosseta formada pela reunião de três sulcos, autores da língua inglesa a denominam “fossa triangular”.
Raiz: o primeiro pré-molar superior geralmente tem duas raízes cônicas de inclinação distal, sendo uma vestibular, maior e outra lingual, menor. Algumas vezes se apresentam fusionadas, com uma linha demarcatória bem nítida entre elas, podendo ou não haver bifurcação apical. São cerca de 3 a 4 milímetros mais curtas que a raiz do canino superior. Em 2% dos casos, a raiz vestibular é dividida em duas, tornando o dente trirradicular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário