terça-feira, 19 de maio de 2009

resinas compostas classificação

As resinas compostas podem ser classificadas quanto ao tamanho das partículas inorgânicas; quanto ao método de polimerização e quanto ao seu escoamento.

Quanto ao tamanho das partículas inorgânicas:

Macroparticuladas:são aquelas que as partículas têm tamanho entre 15 e 100 micrometros. Podem também ser denominadas de convencionais.
Microparticuladas: são compostas por partículas de sílica coloidal com tamanho médio de 0,04 micrometros.
Híbridas: são compostas por macro e micropartículas que apresentam tamanho médio entre 1 e 5 micrometros. Estas podem ser subdivididas em:
- Micro-híbridas: apresentam uma combinação entre micropartículas (0,04 micrometros em maior quantidade) e partículas maiores (máximo 2 micrometros). O tamanho médio das partículas é entre 0,6 a 0,8 micrometros.
- Híbridas convencionais: combinação proporcional
- Híbridas condensáveis: reforçada com fibras vítreas

Quanto ao método de polimerização:
Quimicamente ativadas - apresentam uma pasta base e outra catalizadora; o material somente polimeriza após a mistura de ambas com a ativação do iniciador peróxido de benzoíla pela amina aromática terciária (p-toluidina).
Fotopolimerizáveis - apresentam fotoiniciadores ativadospor uma diquetona e somente polimerizam-se em presença de luz visível (fotopolimerizador e LED)
Duais - apresentam os dois sistemas de ativação,químico e físico (luz).

Quanto ao escoamento:
Alto escoamento (flow) – apresentam alto escoamento e são denominadas tipo flow. Possuem uma menor quantidade de carga e alta fluidez. O uso de ponteiras adaptadas às seringas desses compósitos permite sua aplicação nas cavidades.
Médio escoamento: são as resinas compostas microhíbridas e microparticuladas que são inseridas nas cavidades com auxílio de espátulas.
Baixo escoamento (condensáveis) – apresentam como principal característica uma resistência ao escoamento, mesmo com a ação de um condensador. Na realidade, possuem uma maior resistência ao escoamento e mantêm a forma por algum tempo após a inserção na cavidade antes da fotopolimerização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário