domingo, 17 de maio de 2009

Técnica Operatória de Classe 2

Em primeiro momento, o profissional deve manter um correto posicionamento para que um procedimento seja realizado com sucesso. E uma boa posição de trabalho proporciona uma melhor visibilidade do campo operatório e postura. As posições de trabalho variam de acordo com o arco dentário e a região que se trabalha.
- Em segundo momento, devemos saber que o preparo cavitário é o tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões dos tecidos duros dos dentes, a fim de que as partes remanescentes possam receber uma restauração.
- A ordem geral de procedimentos no preparo de uma cavidade, de acordo com Black é a seguinte:

Forma de contorno:
~ define a área de superfície do dente a ser incluída no preparo cavitário, envolvendo as áreas de cicatrículas e fissuras.
~ penetração inicial: broca ou ponta diamantada nº 245, 330, 1014 ou 1151.
~ é colocada no centro do sulco central, e em seguida a broca é movimentada no sentido mésio-distal estabelecendo a caixa oclusal.

Forma de resistência:
~ característica dada para que estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias.

Forma de retenção:
~ forma dada à cavidade para torná-la capaz de reter a restauração, evitando seu deslocamento.

Forma de conveniência:
~ etapa que visa possibilitar a instrumentação adequada da cavidade e a inserção do material restaurador.

Remoção da dentina cariada remanescente:
~ procedimento para remover toda a dentina cariada que permaneça após as fases prévias do preparo.

Acabamento das paredes e margens de esmalte:
~ consiste na remoção dos primas de esmalte fragilizados, pelo alisamento das paredes internas de esmalte da cavidade, ou no acabamento adequado do ângulo cavosuperficial.

Limpeza da cavidade:
~ remoção de partículas remanescentes das paredes cavitárias, possibilitando a colocação do material restaurador em uma cavidade completamente limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário