domingo, 17 de maio de 2009

Técnica Operatória de Classe 5

Técnica de preparo

As principais e mais comuns causas que condicionam o preparo de uma classe V são as descalcificações do esmalte que por suas características favorece a instalação do processo carioso e as lesões de origem não cariosa.
Para treinamento o preparo da cavidade classe V para materiais estéticos deve ser realizado sob isolamento absoluto, com dique de borracha. Tanto se isolam os dentes anteriores e os dois primeiros pré-molares superiores. Antes do isolamento, porem, deve-se executar uma profilaxia da superfície dentaria com taça de borracha, pasta de pedra pomes fina e água, procedendo-se a seleção de cor da resina composta que será utilizada na restauração da cavidade.

Forma de contorno

E bastante conservadora nestes casos, pois o material restaurador estéticos não tem propriedades que justifiquem a remoção de “estrutura dentaria sadia”. Por isso, e determinado um contorno cavitários com forma geométrica estética acompanhando o perfil e a silhueta das paredes, isto é , realizando a prevenção da extensão , e não a extensão preventiva.
A penetração inicial e de aproximadamente um terço da ponta ativa da broca e feita na região central com a broca cabide n° 245, colocada em ângulo de 45° com a superfície vestibular do dente no sentido distal. Em dentes naturais essa medida corresponde a 0,5mm da junção amelodentinaria.
À medida que a broca se aproxima das paredes proximais sua angulação e modificada até atingir a perpendicularidade com a superfície externa do dente. Desse modo a extremidade plana da ponta ativa da broca fica apoiada paralelamente à parede axial que esta sendo esboçada. A parede axial e formada durante os mesmos movimentos tomando-se cuidado para que ela fique convexa e acompanhe a curvatura da face vestibular do dente.

Forma de resistência

A forma de resistência não e muito critica para essa cavidade, pois a área gengival do dente não esta diretamente exposta aos esforços mastigatórios. Entretanto, a forma de resistência deve ser levada em consideração na margem do preparo, a fim de que as paredes circundantes formem um ângulo reto com a superfície externa do dente, evitando-se assim esmalte sem suporte dentinário.

Forma de conveniência

A confecção da parede axial convexa em todos os sentidos e também considerada uma forma de conveniência biológica do dente evitando assim remoção da “dentina sadia” do centro da parede axial, que protege o “órgão pulpar”.

Forma de retenção

As retenções adicionais são preferencialmente determinadas com brocas esféricas, também podendo utilizar de uma broca cone invertido, tipo roda no ângulo diedro gengivo axial, a custa da parede gengival.
Quando se utiliza uma base protetora, a retenção adicional deve ser realizada após a colocação do material de proteção. Essa área retentiva deve estender-se ao longo do comprimento total, do ângulo gengivo-axial.

Características da cavidade:

- Parede axial convexa em todos os sentidos.
- Paredes circundantes ligeiramente expulsivas
- Ângulos diedros do primeiro grupo arredondados
- Ângulos diedros do segundo grupo definidos
- Ângulo cavo superficial nítido e biselado de forma côncava
- Retenções adicionais à custa das paredes incisal e gengival.


Cavidades preparadas no terço gengival, não de cicatrículas, nas faces vestibular e lingual de todos os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário