terça-feira, 19 de maio de 2009

resinas compostas

Resinas compostas são os agentes restauradores mais usados em odontologia atualmente devido as suas qualidade esteticas e mecanicas.
As propriedades esteticas e mecanicas desse materiais estão diretamente rerlacionadas com a proporção de matriz organicae particulas d cargas, sendo que quanto mais particulas de carga as mesmas tiverem melhores serão as propriedades mecanicas e quanto menor o tamanho dessa particulas melhor sera a estetica desses materiais.
As rersinas hibridas são as que melhor correlacionam a quantidade de particulas de carga com o tamanho das mesmas, sendo por isso as mais indicadas para se usar em qualquer dente e em qualquer tipo de cavidade.
As resinas nano particuladas tambem correlacionam bem a quantidade de particulas de carga com o tamanho dessas porem estas resinas tem um alto custo beneficio não sendo portanto muito utilizadas atualmente.
Todas as resinas independente da marca ou da quantidade de particulas de carga ira sofrer contração de polimerização, pois esta é uma propriedade inerente ao material, porem resinas com maior quantidade de particulas de carga e com menor quantidade de monomeros de baixo peso molecular irão sofrer uma contração de polimerização menor.
por isso é de suma importancia para o cirurgião dentista conmhecer as propriedades do material com o qual ira trabalhar para que possa usar aquele que melhor sastisfaça as suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário