terça-feira, 19 de maio de 2009

Ramos Terminais da Artéria Carótida Externa

No interior da glândula parótida, a artéria carótida externa emite seus dois ramos terminais, a artéria temporal superficial e a artéria maxilar.
 Artéria Temporal Superficial: é o menor ramo terminal da artéria carótida externa. Emite vários ramos incluindo as artérias facial transversa e temporal média e os ramos frontais e parietais. A artéria facial transversa irriga o ducto paratireóideo e as estruturas faciais adjacentes e a artéria temporal média supre o músculo temporal. Os ramos frontal e parietal são responsáveis pela irrigação do couro cabeludo das regiões frontal e parietal.
 Artéria Maxilar: é o maior ramo terminal da artéria carótida externa. Se origina no interior da glândula parótida, contorna medialmente o colo da mandíbula e assume um trajeto anterior e superior, na fossa infratemporal. Em seu trajeto, a artéria pode estar situada superficial ou profundamente ao músculo pterigóideo lateral. Após passar pela fossa infratemporal, a artéria maxilar penetra na fossa pterigopalatina, situada posterior e inferiormente à órbita.

A artéria meníngea média penetra no forame espinhoso localizado na superfície inferior do crânio, irrigando a dura-máter do encéfalo e os ossos do crânio.
A artéria alveolar inferior se origina na fossa infratemporal e se dirige inferiormente, penetrando no forame da mandíbula e percorrendo pelo canal da mandíbula, junto com o nervo alveolar inferior.
A artéria mentual é o ramo da artéria alveolar inferior que se sai pelo forame mentual situado na superfície externa da mandíbula, geralmente próximo ao ápice das raízes do primeiro e segundo do dentes pré-molares. A artéria mentual irriga os tecidos moles do mento e se anastomosa com a artéria labial inferior.
As artérias temporais profundas anterior e posterior irrigam as partes anterior e posterior do músculo temporal e os ramos pterigóideos suprem os músculos pterigóideos lateral e medial.
A artéria massetérica irriga o músculo masseter e a artéria bucal supre o músculo bucinador e estruturas da parede lateral da boca.
A artéria alveolar superior posterior penetra nos forames e canais alveolares do túber da maxila e emite os ramos dentais e peridentais.
A artéria infra-orbital se origina na fossa pterigopalatina e pode ter sua origem em um tronco comum com a artéria alveolar superior posterior.
A artéria palatina descendente percorre inferiormente pelo canal palatino maior e emite, no palato, as artérias palatina maior e palatinas menores que emergem pelos forames de mesmo nome e irrigam, respectivamente, estruturas do palato duro e do palato mole.
A artéria esfenopalatina supre a cavidade nasal através das artérias nasais posteriores laterais e dos ramos septais posteriores. Um ramo segue pelo septo nasal acompanhando o nervo nasopalatino e se anastomosa, no interior do canal incisivo, com um ramo da artéria palatina maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário