terça-feira, 12 de maio de 2009

Algo sobre resinas compostas

Esse post vai para você colega que simplesmente considera a resina um material que tem cor, gruda na espátula e é ativada pela luz. Antes de explicar a composição básica de um tubinho de resina, vale lembrar que a revolução começou em 1962 com BOWEN, se não fosse esse cara o mundo seria muito mais “negro” amalgamamente falando. A resina composta é formada basicamente por 3 componentes principais:

1- Matriz Orgânica
2- Partículas Inorgânicas
3- Agente de União

Você sabe qual o componente que reduz a contração de polimerização durante a polimerização?
O BIS-GMA, que é um monômero também adicionado nas resinas, devido a seu alto peso molecular. Esse alto peso molecular que cria a irritante viscosidade de algumas resinas (Grudar na espátula!), então para diminuir essa viscosidade são adicionados monômeros de baixo peso molecular como MMA, EDMA e TEGDMA. Claro que com a tecnologia de hoje varias alterações foram sendo feitas no BIS-GMA para que a qualidade de redução na contração, absorção de água tragam longevidade clínica para as restaurações. A hidroquinona também é adicionada visando à redução na polimerização prematura da resina.
Num próximo momento falarei sobre as partículas inorgânicas e seus tamanhos, que originam a classificação das resinas em Microhíbridas, Micropartículas, Nanopartículas etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário