quinta-feira, 21 de maio de 2009

Canino superior (13 ou 23)

é o mais longo dos dentes. A coroa tem o mesmo comprimento da coroa do incisivo central superior, mas a raiz é bem mais longa. A forma da coroa dá ao canino um aspecto de força e robustez.
Face vestibular: visto por vestibular, difere dos incisivos por ter uma coroa de contorno pentagonal e não quadrangular. Isto se deve à presença de uma cúspide na borda incisal, que a divide em duas inclinações. O segmento mesial da aresta longitudinal é mais curto e menos inclinado. O maior e mais pronunciado segmento distal torna o ângulo disto-incisal mais arredondado e mais deslocado para a cervical do que o ângulo mésio-distal.
As bordas mesial e distal convergem para o colo; a convergência d a borda distal é acentuada. A borda mesial é mais alta e mais plana do que a borda distal, que é mais baixa e mais arredondada. As áreas de contato estão em níveis diferentes; a posição da área de contato distal é mais cervical( no terço médio).
A face vestibular tem no centro uma elevação longitudinal em forma de crista que termina na ponta da cúspide. É acompanhada de cada lado por sulcos rasos, que dão um aspecto trilobado à face, sendo que o lobo central é o mais proeminente.
A cúspide está alinhada com o longo eixo do canino, isto é, o eixo passa pelo ápice da raiz, corta todo o dente e alcança o vértice da cúspide.
Toda a face vestibular é bastante convexa. Quando vista por incisal por inicial, seu contorno convexo mésio-distal mostra uma particularidade própria dos caninos(superior e inferior): a metade mesial é mais convexa, mais proeminente e mais projetada para a vestibular do que a metade distal.
Face lingual: tem a mesma silhueta da face vestibular, mas é mais estreita, principalmente no terço cervical, devido à convergência pronunciada das faces de contato para a lingual e para a cervical. As cristas marginais e o cíngulo são bem desenvolvidos no canino superior. O cíngulo é especialmente robusto, lembrando uma pequena cúspide. Freqüentemente, está unido à cúspide por uma crista cérvico-incisal, semelhante àquela da face vestibular. Quando presente, esta crista lingual divide a fossa lingual, que já é rasa, em uma mesial e outra distal, mais rasas ainda. Algumas vezes, a face lingual é lisa, sem a presença de crista ou fossa.
Faces de contorno: as faces mesial e distal são triangulares, lisas e convexas em todos os sentidos. A face mesial é maior e mais plana. Comparando com os incisivos, o canino é bem mais espesso vestíbulo-lingualmente; a linha cervical tem uma curva mais aberta e a borda vestibular é mais convexa. Quando desgastada, a borda incisal mostra um plano inclinado em direção lingual.
Raiz: é cônica, fortíssima. Longa( pode chegar ao dobro do comprimento da coroa) e reta, raramente se desvia acentuadamente para a distal. Seccionada transversalmente, tem aspectos oval, com maior diâmetro vestibular. É sulcada longitudinalmente nas superfícies mesial e distal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário