quinta-feira, 21 de maio de 2009

Segundo pré-molar superior(15 ou 25)

a coroa é similar à do primeiro pré-molar, mas é menor em todos os sentidos, alem de ter os elementos descritivos(elevações e depressões) menos marcados. Seus ângulos, mais arredondados, dão às faces vestibular e lingual um aspecto ovóide e não angular.
É um dente mais simétrico, no qual as cúspides são aproximadamente do mesmo tamanho( a vestibular ainda é ligeiramente maior); os segmentos das arestas longitudinais não têm predomínio de extensão um sobre o outro; o vértice da cúspide lingual não está tão deslocado para a mesial; não há sulco interrompendo a crista marginal mesial e nem há depressão no terço cervical da face mesial.
Face oclusal: o contorno da face oclusal é oval ou circular e não pentagonal. O sulco primário é central e não deslocado para a lingual como no primeiro pré-molar. O vértice da cúspide lingual encontra-se alinhado com o ponto médio da coroa. A diferença entre as cristas marginais é menos acentuada. O diâmetro mesio-distal do lado lingual não é muito menor do que do lado vestibular(são quase iguais).
Uma característica marcante do segundo pré-molar superior é a pequena extensão do sulco principal no centro da coroa. As fossetas mesial e distal estão mais próximas entre si. Às vezes, estão tão próximas que o sulco passa a ser muito curto, a ponto de se transformar em uma fosseta central. Outra característica é a presença de muitos sulcos secundários, que dão à face oclusal uma aparência enrugada.
Raiz: a raiz única(90% dos casos) é muito achatada mésio-distalmente, com profundos sulcos longitudinais que dão à sua secção transversal a forma de um haltere. Quando não muito profundos, a secção é oval. O terço apical desvia-se distalmente na maioria das vezes.
O comprimento das raízes de ambos os pré-molares superiores se equivale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário